Start up brasileira desenvolve nova tecnologia capaz de monitorar o uso de máscaras

A startup brasileira xGB acaba de apresentar uma nova tecnologia que promete ampliar os meios de combate ao novo corona-vírus. Batizada de Radar-19, a criação tem como principal função monitorar quem está realmente usando as máscaras para regular o risco de contágio, buscando melhorar então o cumprimento do distanciamento social pelos cidadãos.

 Foto (Olhar Digital)

 

O sistema funciona por meio de câmeras instaladas em pontos estratégicos para filmar as pessoas nos locais escolhidos. O equipamento pode ser posicionado com o intuito de captar uma visão panorâmica de um espaço, ou acoplado a objetos para uma observação individual ou de poucos pessoas.

Ao detectar a imagem de um indivíduo, a máquina gera um comando para reconhecer se essa pessoa está cumprindo as recomendações preventivas. O sistema então contabiliza a quantidade de indivíduos que descumprem as medidas e relaciona à área total do local monitorado e à quantidade total de pessoas que passam por ele. Dessa forma, são calculados os "pontos" que indicam o nível de risco de contágio dessa localidade.

De acordo com a startup, o sistema ainda pode ser programado para empreender ações diante dos resultados do monitoramento, como acionar uma equipe de segurança para fiscalizar o local ou travar portas e catracas para impedir que usuários sem máscaras entrem em um estabelecimento.

O Ceo da nova empresa, Pablo Funchal explicou recentemente que a tecnologia é desenvolvida a partir de deep learning (ou "aprendizado profundo" em tradução livre). Segundo ele, o sistema foi treinado por meio de vídeos que retratam cidadãos andando com ou sem máscaras. Até o momento, foram realizados apenas testes internos, mas a startup já discute a aplicação da tecnologia com instituições públicas e privadas.

Se precisar sair já sabe, não esqueça dela. 

 

 


Deixe um comentário