Skepta é um homem de muitos talentos. Ele foi pioneiro no gênero grime, ganhou um Mercury Prize por seu álbum Konnichiwa de 2016, fundou uma linha de roupas chamada Mains e se tornou chefe em seu estado natal de Ogun, na Nigéria, em 2018. Agora, ele resolveu voltar sua atenção para o mundo das artes plásticas.
O músico foi convidado pela Sotheby's, uma das maiores casas de leilão do mundo, para participar de um novo projeto da empresa.
Ele está fazendo uma curadoria especial de 8 a 12 obras no lote Contemporary Curated, e uma delas é sua, isso mesmo Skepta virou pintor. É sua primeira e única pintura autoral, intitulada "Mama Goes to Market", e retrata uma cena de mercado na Nigéria.
O interesse pela pintura surgiu mais vividamente no início da pandemia, quando seus shows foram cancelados. “Acho que estava tão acostumado a me expressar o tempo todo, a cada dois dias, fazendo um show em algum lugar novo”, disse ele ao Financial Times, acrescentando que “não ia escrever uma música sobre bloqueio e ficar em casa”.
“Então, acabei de encomendar as tintas a óleo e a tela [na Amazon]”, disse ele.
Mama Goes to Market levou Skepta sete dias para criar – o que é muito tempo para seus padrões. “Quando fiz ‘Praise the Lord’ com A$AP Rocky, que foi uma das nossas maiores músicas de todos os tempos, produzi esse refrão em seu quarto de hotel em Londres em 10 minutos”, disse ele ao FT.
Para Skepta, a pintura também é uma forma de se conectar com sua herança africana e mantê-la viva para sua família – especialmente sua filha, que nasceu em 2018. “Quero que meus filhos sintam que estiveram em uma casa africana, seja a música, a arte, as roupas que estamos vestindo, a comida que estamos comendo.”
“Muita arte africana em minha casa quando eu estava crescendo realmente me moldou como homem… Eu pensei que deveria tentar fazer um esforço consciente para colocar essas coisas em casa”, disse ele.
Skepta levou a pintura para um pop-up da Givenchy e a marcou por Chito, Slawn e Goldie, onde alguém sugeriu que valeria entre £ 40.000 a £ 60.000, e que ele deveria entrar em contato com a Sotheby's e vendê-la.
Ainda não está claro quanto a pintura valerá, ou se Skepta planeja continuar avançando no mundo da arte, mas o futuro parece brilhante.