Uma das marcas que vem ganhando grande destaque ao redor do mundo é a VETEMENTS, principalmente pela ousadia em suas peças. Mas, quem está por trás da marca? Quais seus objetivos?
A Vetements (lê-se “vet-mohn”, tradução de “vestiários” em francês) é um coletivo de estilistas que surgiu na França em meados de 2014. De inicio, os estilistas preferiram não revelar nenhum de seus membros e responder apenas como “um grande coletivo” e isso contribuiu para dar mais fama à marca. Porém, em 2015 eles chegaram a um acordo de deixar como o representante principal e porta voz da marca Demna Gvasalia, que também é o atual diretor artístico da BALENCIAGA – há muito da Vetements nas peças da Balenciaga. Além disso, Gvasalia já trabalhou para a Marc Jacobs, Louis Vuitton e Maison Margiela, que hoje é uma das principais inspirações da VETEMENTS.
Todos do coletivo moram em Paris e chegaram a pensar em mudar para Londres por ser uma cidade mais aberta a novos designers, mas justamente por Paris ser um lugar conservador na moda, onde tudo gira em torno das grandes marcas de luxo, eles decidiram fazer algo novo na cena. “A França é muito conservadora culturalmente, mas parece que mais e mais pessoas estão ousando discordar de visões estabelecidas sobre a sociedade e a moda. Tentamos refletir o que sentimos que está acontecendo ao nosso redor em Paris e nos subúrbios”, disse Gvasalia para a “i-D”, site de noticias sobre moda.
Por muitos considerada uma marca “post-luxury” e “anti-moda”, a marca leva como ideias principais a cultura urbana, um outro lado do street style, a internet e faz críticas ao consumismo. Desse modo, podemos notar que eles tentam sempre valorizar as peças que não são valorizadas no mundo das high fashion brands. O conceito está presente até nos próprios castings de desfiles, que mistura amigos do coletivo e modelos com belezas “exóticas”, dando a entender que a marca compactua com roupas sem gênero.
As peças best-seller da grife são camisetas básicas inspiradas em bandas de metal, calças assimétricas, com lavagens atípicas de jeans e escritos, com corte reto e tecido sobrando na barra, moletons e camisas com mangas mais longas, botas frouxas demais ou em formato de meia, tênis com silhuetas extravagantes e por aí vai. No streetwear, a marca ganhou grande destaque pelas meias usadas aparecendo nos outfits, como mostra fotos abaixo.
O alto preço das peças tem como argumento as despesas usadas para fazê-las, como por exemplo, o algodão de melhor qualidade (400 fios) e também pela produção local, dentro da Europa, embora a marca não tenha uma loja fixa. Abaixo, fotos da Vetements nas passarelas:
O seu último trabalho colaborativo foi com a americana Oakley, recriando os clássicos óculos da marca. Além disso, o coletivo já fez colaborações com diversas outras marcas importantes no mundo da moda como Tommy Hilfiger, Champion, Levi’s, Reebok, Dr Martens, Umbro, DHL e já ousou bastante também nos seus calçados ao misturar silhuetas de diversas origens. Veja algumas abaixo:
A Vetements conseguiu rapidamente se consolidar no mundo da moda com o seu conceito e chamou a atenção de muitos famosos ao redor do mundo, como por exemplo: Kanye West, Rihanna, Justin Bieber, Jay Rock, Kylie Jenner, A$AP Rocky, Travis Scott, Hailey Baldwin, Gigi Hadid, entre outros.
Apesar de produzir peças que tradicionalmente não seriam vistas como alta costura, a marca já participou do Haute Couture de Paris. Também já foi nomeada para o prêmio da Louis Vuitton, que incentiva novos nomes no mercado, e já foi finalista do prêmio LVMH para Jovens Designers. O fato é que, apesar das críticas por conta da estética das peças da Vetements, eles conseguiram de fato trazer um novo olhar para o mundo da moda, seja nas passarelas, seja no streetwear e ainda prometem fazer muito.
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Adorei a marca
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