Playstation 5: tudo o que sabemos sobre o novo console

Após a apresentação do sistema técnico e design do aguardado Playstation 5 em meados de Março, a Sony liberou ontem imagens do novo controle do video-game. 

O controle foi batizado com um novo nome, abandonando o clássico DualShock, agora o novo modelo será chamado de DualSense prometendo oferecer uma experiência diferente para o usuário. 

O novo controle sem-fio reconhecerá o toque durante a jogabilidade, com a recém-adotada função de feedback háptico. Isso permite que o jogador reaja a "uma variedade de sensações poderosas" em qualquer situação de jogo, dando uma resposta tátil mais sensível. Os botões L2 e R2 também foram incrementados com gatilhos adaptativos para dar uma melhor tensão ao utilizar-los. A Sony afirmou que levou em consideração as novidades para tentar reduzir também o peso do controle e ao mesmo tempo ampliar seu tempo de bateria.

Além do controle já temos as imagens do design inovador do console e algumas das especificações de seu sistema citadas por Mark Cerny, o líder da equipe de arquitetura da Sony, durante a última divulgação.

CPU: 8x Zen 2 Cores at 3.5GHz (frequência variável)
GPU: 10.28 TFLOPs, 36 CUs at 2.23GHz (frequência variável)
Arquitetura GPU: Custom RDNA 2
Memória/Interface: 16GB GDDR6/256-bit
Memória Bandalarga: 448GB/s
Disco Rígido: Custom 825GB SSD
IO Output: 5.5GB/s (Raw), Typical 8-9GB/s (Compressed)
HD Expandido: NVMe SSD Slot
HD externo: USB HDD Support
Disco Óptico: 4K UHD Blu-ray Drive

Uma das grandes novidades é a a questão da tecnologia ray tracing de aceleração gráfica, uma tendência da indústria que a nova geração de consoles promete ter, para a felicidade dos fãs, a mesma foi confirmada no PS5.

Além disso, o SSD também chamou atenção por sua qualidade, os diretores da empresa garantem uma eficiência jamais vista no novo sistema. Um disco rígido (HDD) normal, por padrão, duplica certos aspectos de dados a fim de acelerar a leitura. O problema é que essa duplicação é cumulativa. No caso do PS5, isso não será um problema, tendo em vista que o SSD vai eliminar essas duplicidades e acelerar o tempo de leitura.

A Sony vem mantendo uma certa descrição em relação ao novo video-game e ainda não foi revelada a data oficial de seu lançamento, só foi confirmado que será no final de 2020. Segundo o site americano da empresa, será durante os "Holidays 2020" que deve então ocorrer durante os meses de Outubro a Dezembro. 

 

 

 


Deixe um comentário