Donald Trump ameaça banir Tiktok nos EUA

Após uma declaração polêmica na ultima Sexta-feira (31) de que iria suspender a atuação do Tiktok nos EUA, o presidente americano Donald Trump voltou a falar do assunto essa segunda e esclareceu suas premissas. Trump reiterou sua posição de receio com a presença do aplicativo entre os americanos e disse que se não houver um acordo de venda do mesmo para a Microsoft nos próximos 30 dias ele será de fato banido em território norte-americano. 

Criado por uma startup chinesa, o TikTok teve um crescimento explosivo esse ano, a ferramenta que faz vídeos curtos e divertidos para serem postados nas redes sociais é avaliada em 75 bilhões de dólares e alcançou mais de 1,5 bilhões de usuários em 2019. Nos Estados Unidos os jovens e adolescentes são dos que mais utilizam a rede somando mais de 2.7 milhões de downloads por enquanto. 

Resultado da fusão com o aplicativo Musical.ly Inc. feita em 2017 pela empresa Bytedance, a rede social ainda tenta manter uma imagem de independência em relação ao governo chinês. Porém não é isso que o governo americano acredita. Eles alegam que a rede social ameaça a segurança nacional e que sua política de privacidade permite transferir ao governo chinês dados dos cidadãos americanos.

Lembrando que as eleições presidenciais acontecem em Novembro e especialistas acreditam que o aumento das medidas protecionistas e o desespero de Trump pode ser refletido diante do avanço de seu opositor nas pesquisas eleitorais, o democrata Joe Biden, que soma 52% das intenções de voto.

Sendo assim o atual chefe de estado americano estabeleceu o prazo até dia 15 de Setembro para que o Tiktok seja vendido para a empresa americana, caso contrário o mesmo será realmente banido. Make America Free Again. 



Deixe um comentário