Tudo que temos vivido no mundo recentemente está mudando a forma como consumimos cultura, mas algumas coisas continuam na mesma linha de como estavam antes.
Artistas que estavam tendo ascensão no mundo da música em 2019, continuaram lançando projetos, singles e álbuns em diferentes plataformas online mesmo com todos os acontecimentos desse ano.
No Hip Hop não foi diferente, os rappers americanos não só continuam lançando projetos mesmo em tempos difíceis como também tem se inspirado nas manifestações vigentes nos Estados Unidos como motivação pra contribuir aos protestos por meio da música.
Para nós, que estamos em casa de quarentena, existe a possibilidade de consumir essa cultura e compreender mais sobre esse gênero que vem em ascensão nas últimas décadas e que vive um período intenso da sua história no momento atual.
Para isso, separamos sete documentários que trazem diferentes perspectivas sobre a influência cultural que esse gênero tem sobre a sociedade atual.
Fresh Dressed
Fresh Dressed é uma crônica fascinante do hip-hop, da moda urbana e da agitação que trouxe calças de tamanho grande e jaquetas cheias de grafite da Orchard Street às passarelas da moda e shoppings da América Central. A história repleta de música da diretora Sacha Jenkins se baseia em uma rica mistura de materiais de arquivo e em entrevistas aprofundadas com rappers, designers e outros profissionais do setor.
Com participações de: Kanye West, Pharrell Williams, Sean “Puffy” Combs, Nas, Pusha T, Swizz Beatz, Damon Dash, André Leon Talley, A$AP Rocky, Marc Ecko, Big Daddy Kane, Kid ‘N Play & many others.
The Defiant Ones
Esta série de documentários segue a parceria de Jimmy Iovine e Dr. Dre, desde o seu início como aspirante a produtor e músico, até 2015, quando intermediou uma das maiores transações da história da música: a venda da Beats Electronics para Apple.
A primeira parcela rastreia o passado dos dois homens individualmente, com ambos navegando em ambientes desafiadores que, em última instância e improvável, os uniriam.
O episódio 3 muda o foco para o álbum solo de estréia de Dre, The Chronic, suas colaborações com Snoop Dogg e Tupac e a transição de Iovine de produtor musical para executivo de música com a criação da Interscope Records.
Free Meek
Esta série de documentários segue a transformação de Meek Mill de rapper no topo das paradas para enfrentar a batalha pela reforma da justiça.
A prisão de Meek em 2017 por violações de condicional provocou indignação além de sua cidade natal, Filadélfia. Enquanto ele, sua família e sua equipe jurídica lutam por sua liberdade, as câmeras capturam o nascimento do movimento FREE MEEK.
Meek alega que ele foi condenado injustamente aos 19 anos, e uma re-investigação de seu caso explora alegações de policiais sujos, evidências plantadas e corrupção sistêmica dentro de um sistema judicial quebrado.
Enquanto a batalha de Meek com o sistema de justiça criminal se intensifica, ele se torna uma voz para reformas em todo o país.
Coach Snoop
Coach Snoop é uma série de documentário com oito episódios, seguindo o artista de hip-hop Snoop Dogg enquanto ele treina a sua liga juvenil de futebol americano para crianças que estão entrando na adolescência: Snoop Youth Football League (SYFL).
Você se apega e passa a torcer pelos garotos. Cada um tem seus problemas familiares, como muitos jovens do subúrbio de LA, e vê o esporte com uma chance de deixar as ruas e conseguir melhores condições.
Mais do que treinar as crianças, Snoop dá uma oportunidade para elas, de crescer e aprender. Depois do que conquistou com a música, ele quer dar aos garotos a possibilidade que não teve.
"O objetivo do SYFL é proporcionar aos jovens, independentemente de raça, cor, credo ou origem econômica, a chance de aprender os valores de caráter, integridade, disciplina e trabalho em equipe através do futebol e da torcida; reunir todas as outras comunidades através de um interesse comum em esportes; promover fair play e companheirismo; para ensinar os elementos do jogo que promovem segurança, diversão e competição saudável."
Travis Scott Look Mom I Can Fly
Embora Travis Scott nem sempre seja o mais próximo em relação a certos aspectos de sua vida pessoal, seu novo documentário da Netflix, Look Mom I Can Fly, fornece uma visão de sua realidade.
O documentário de 85 minutos ilumina um dos artistas mais discretos do rap, com imagens exclusivas de seu ano de mudança de carreira na música. O filme se concentra no caminho de lançar seu álbum indicado ao Grammy, ASTROWORLD, e o estrelato elevado que se seguiu.
Além dos clipes dos bastidores do processo criativo do álbum, o médico dirigido por White Trash Tyler segue Travis desde sua cidade natal em Houston até a África, traçando sua ascensão desde o começo humilde até a construção de seu próprio som e uma família de seu próprio.
Everybody’s Everything
Criando uma mistura única de punk, emo e trap, Lil Peep estava pronto para trazer um novo gênero musical para o mainstream quando ele morreu de overdose de drogas com apenas 21 anos de idade. Das ruas de Los Angeles aos estúdios em Londres e turnês esgotadas na Rússia, o artista tocou inúmeras vidas através de suas palavras, seu som e seu próprio ser.
O músico teve uma carreira tão breve quanto bem sucedida. Seu comportamento e suas letras foram apenas uma reflexão da mente confusa de toda uma geração de jovens adultos e adolescentes que crescem em um mundo cada vez mais globalizado.
Rapture
Rapture olha diretamente para a luz brilhante que a cultura hip hop brilha no mundo. Ao longo de 8 episódios, Rapture mergulha na vida dos artistas com suas famílias e amigos, sentado na primeira fila do estúdio e trabalhando em turnê, experimentando o poder extático de mover a multidão.